terça-feira, 13 de março de 2012

DECK DE MADEIRA

Estou por esse dias a pensar em um deck. Que fosse preferencialmente, simples, com vegetação, que passe informalidade e claro, aconchego aos usuários.
Então o que usar?

Pedras e/ou bamboos! -GOSTO!

Utilização de um fio de cobre de 2mm entre os barrotes e as réguas (impermeabilizadas com Neutrol).
Esse sistema evita que as réguas do deck encostem nos barrotes. Com isso há uma maior ventilação na parte inferior do deck, fazendo com que a água seque muito mais rapidamente, evitando o apodrecimento das madeiras, que não encostam uma na outra.

Deck elevado -degrau iluminado. GOSTO! 
Tabuado de madeira elevado, parede verde na lateral e parede revestida de madeira na outra. UMA OPÇÃO! mas que exige bastante cuidado e manutencao.

UTILIZAÇÃO DE DORMENTES!
Os dormentes espalhados pelo jardim, como escada ou até mesmo como cerca/divisória, fica lindo, pena que são difíceis de encontrar.

DORMENTES PERGOLADO E TIJOLINHO! utilizaria no meu deck!
Enfim, me inspirei em várias coisas e acabou saindo. Entrada portaria edifício c/deck e pergolado de madeira. A intenção era colocar o caminho de acesso ao deck c/ os famosos dormentes! Lindo!

PROJETO FINAL DE GRADUAÇÃO - REVARTE

OLÁ! essa é uma postagem especial na qual eu mostro um pouco do meu projeto final de graduação, que trata-se de uma entidade filantrópica destinada as crianças carentes da comunidade do conjunto Alvorada/ Fortaleza-Ce. No local seria disponibilizada toda uma estrutura para que essas crianças tenham uma melhor qualidade de vida. Haveriam aulas de judo, música, dança, contato com as artes e a natureza, além do espaço principal, foco de todo o estudo e projeto, a biblioteca.
IMPLANTAÇÃO
Resumindo a proposta de implantação. Terreno de 5 frentes- Todas acessiveis/ Espaço Público-aberto/Relação PaisagismoXArquitetura/ Anfiteatro-centro/Rampas-acessibilidade/Arvores preservadas-sustentabilidade/Espaços comuns/praça/Gentileza urbana.
FACHADA SUDESTE
Algumas janelas das salas estão viradas para esse lado, as outras estão para o nascente. Como se trata de uma construção destinada a uma entidade filantrópica, todos os custos deveriam ser minimizados e toda a ventilação e iluminação natural deveria ser aproveitada ao máximo. No caramanchão há uma área verde de apoio que pertence a grande sala de artes/artesanato. 

FACHADA SUL

FACHADA OESTE-ACESSO 1
No poente tudo vira um problema. Os espaços internos se tornam menos privilegiados e a fachada nem sem fica bonita. Mas nesse projeto consegui chegar em um resultado agradável. Como forma de diminuir a inscindencia direta e o calor do sol foi utilizada: Chapa de aço recortada/ Forraçao vegetal/Palmeiras/ Recuo de 1m em relação ao pavimento superior. E claro procurar jogar tudo o que for de menor uso para o poente, tais como depósitos e wcs.

Parede da fachada seccionada e revestida por chapa de aço recortada-cor cobre/Rampa em formato lúdico que dá acesso ao segundo pavimento - A biblioteca.

FACHADA NORTE-ACESSO 2
Já que se trata de uma edificação voltada para a comunidade, o desnivel do terreno que chega a quase 3 metros foi aproveitado para fazer uma sala semi-enterrada(JUDÔ) e um anfiteatro. Se fosse aterrado, isso aumentaria muito o custo do projeto e se tornaria inviável para tal fim.

RESULTADO FINAL
Esse é um projeto destinado àos jovens da comunidade do conjunto Alvorada em Fortaleza. Prédio da REVARTE(resgate dos valores pela arte) Concluído em 2011 por Ilana Pinheiro Rabelo e orientada por Napoleão Ferreira Neto.